Vacinação contra H1N1 inicia esta semana em Teresina imprimir publicado em: 25 / 04 / 2016

vacinaA Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina começará a vacinar os grupos prioritários da população contra a gripe a partir do próximo sábado (30), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Segundo Informe Técnico do Ministério da Saúde os grupos prioritários que precisam receber a dose da vacina são profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais e pessoas com doenças crônicas.

“Pessoas com doença respiratória crônica, com doença cardíaca crônica, com doença renal, doença hepática, neurológica, diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos, pessoas com imunossupressão, com obesidade grau III, transplantados, pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias precisam ser vacinadas mediante comprovação médica”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Veja abaixo relação completa das categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza.

O Ministério da Saúde preconiza que pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, sejam vacinadas. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

A campanha de vacinação contra a Influenza vai de 30 de abril a 20 de maio. A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. A FMS de Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Sendo 20.894 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 13.402 trabalhadores de saúde, 10.447 gestantes, 1.717 puérperas, 70.481 idosos, 20.716 pessoas com comorbidades.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas