Moradores denunciam desperdício de água em bairro da zona Leste imprimir publicado em: 16 / 05 / 2017

agua

(Foto: Francisco Gilásio)

Moradores da zona Leste de Teresina denunciam o desperdício de água no cruzamento das ruas Noronha de Almeida e Desembargador José Lourenço, no bairro Noivos. O problema é causado por um buraco por onde, desde manhã de ontem (15), jorra água. Segundo Maria das Graças, moradora do bairro, o problema é recorrente.

“Constantemente, esse buraco abre e fica o desperdício de água. Dessa vez, alagou quase todo o cruzamento. O outro problema é que a solução sempre demora, a gente tem que chamar a Agespisa várias vezes”, afirma.

Ao ser comunicada sobre a denúncia, a Agespisa informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que uma equipe foi enviada ao local a fim de averiguar a situação e tomar as devidas providências.  Empresa informa ainda que qualquer denúncia de vazamento ou falta de água deve comunicada através do telefone 0800 086 8888.

Teresina é a 5ª em desperdício

Segundo pesquisa divulgada em 2016, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, o desperdício de água em Teresina ultrapassa a metade do que é produzido, chegando a 53,9%. O percentual está bem acima da média nacional, que é de 36,7%. Os números podem ser justificados pelos diversos vazamentos constantemente registrados na capital e pela tubulação antiga e deteriorada.

Os problemas colocam Teresina como a quinta capital nordestina que mais desperdiça água, ficando atrás apenas de São Luis, Aracaju, Maceió e Natal, respectivamente. De acordo com a Agespisa, que trabalha com o índice de 52% de perdas na capital, o número realmente é alarmante e a empresa tem procurado diminuí-lo com a substituição de parte das redes antigas.

Em entrevista recente ao jornal Diário do Povo, o superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, comentou que algumas regiões de Teresina ainda possuem tubulação antiga. Para que elas sejam trocadas, a empresa espera a finalização do processo de transferência para administração da parceria público-privada.
 


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Biocentro

últimas