MPE-PI tira site do ar após ciberataque em larga escala imprimir publicado em: 13 / 05 / 2017

O site do Ministério Público Estadual do Piauí foi retirado do ar na tarde desta sexta-feira (12) após os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa. Conforme a assessoria de imprensa do órgão, a medida foi adotada por questões de segurança.

mppi

Ainda conforme o MPE-PI, toda a rede foi isolada funcionando somente para acessos internos. No início da tarde, o órgão recebeu um alerta do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional. A recomendação foi para monitorar as conexões internas e não usuais entre máquinas da rede, garantir o backup atualizado dos arquivos locais e dos armazenados em servidores de arquivos, além realizar campanhas internas, alertando os usuários a não clicar em links ou baixar arquivos de e-mail suspeitos ou não reconhecidos como de origem esperada.

Instituições públicas de outros estados também tiraram os sites do ar por precaução. Em alguns casos, foi necessário desligar computadores e suspender o serviço de email.

Ao menos mais 74 países, incluindo o Brasil, tiveram empresas e usuários de internet alvos de uma série de ciberataques em “larga escala” que afetaram seus sistemas de informação, computadores e telefonia, segundo a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Os ataques afetaram hospitais públicos na Inglaterra e levaram a cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.

Os ataques usam vírus de resgate (ou “ransomware”), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro. A Kaspersky diz que detectou 45 mil ataques em 74 países em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira.

Portaldaclube


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Esporte

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas