Segunda, 27 de maio de 2019
86 98179 0860
Concursos

26/02/2019 às 09h48

Redação

Teresina / PI

Aprovados em concurso pedem apoio da Alepi sobre projeto de lei
Para os aprovados, que criaram uma comissão para acompanhar o caso, a área da segurança não pode ser afetada.
Aprovados em concurso pedem apoio da Alepi sobre projeto de lei

Preocupados com Projeto de Lei apresentado pelo governador Wellington Dias que veta novas nomeações de servidores, os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil do Piauí vão pedir à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) apoio para que esse veto seja rejeitado.

Realizado no segundo semestre de 2018, o concurso encerrou, na quinta-feira (21), com a divulgação do resultado final para o cargo de delegado. O certame visa a formação de 350 vagas em cadastro de reserva para delegado, agente e perito.

Para os aprovados, que criaram uma comissão para acompanhar o caso, a área da segurança não pode ser afetada. “Nós fomos surpreendidos com projeto de lei de autoria do govenador visando o congelamento de gastos, ou seja, sem nomeações e promoções em várias áreas, inclusive, a da Segurança. Queremos mostrar para as pessoas quais são as implicâncias desse projeto na sociedade, que já está padecendo com o problema da segurança”, disse Ellen Kassia, uma das aprovadas.

Ellen enfatizou a atual situação das delegacias do estado. “Têm delegacias que estão sem servidores, têm delegacias que estão fechando, depredadas, viaturas sem gasolina, está um caos”, afirmou.

Breno dos Santos destacou a saída de policiais civis do quadro neste ano de 2019. “Nós vemos a carência de policiais civis no Estado. Nesse ano tem policiais que vão se aposentar, tem outros que não estão em atividade, aí você imagina se a polícia hoje está com um déficit enorme de servidores, imagina com esse projeto sendo aprovado, um ano sem contratações, será uma confusão”, declarou.

De acordo com a comissão, o efetivo atual da instituição é de 1.535 policiais civis para 3.264.513 habitantes, o que remete a uma proporção de 1 policial civil para 2.126,7 habitantes. Fato que leva o Piauí a ocupar a 21ª posição no ranking nacional de efetivo das polícias civis.

Eles destacaram ainda que há na Lei das Diretrizes Orçamentarias (LDO) de 2019 uma previsão no anexo “prioridades e metas” de aumentar o contingente de profissionais de segurança pública por meio de concurso público em 50%, o que mostra a necessidade de novos servidores.

No ofício que será enviado à Alepi, a comissão pede audiência pública para debater com maior profundidade o projeto de lei e suas reais implicações, que os deputados responsáveis por analisar e fiscalizar o trâmite do projeto insiram na pauta de deliberação os pontos destacados, principalmente, valendo-se do direito à emenda e alteração para que possam excetuar do veto a área da segurança pública.

Eles pedem ainda o estabelecimento das datas para homologação do concurso, início e término do curso de formação e calendário com a convocação dos aprovados para o referido curso.

FONTE: Com informações do GP1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium