domingo, 21 de julho de 2019
86 98179 0860
Saúde

12/03/2019 às 08h26

Redação

Teresina / PI

Check-up: entenda os benefícios da avaliação médica para a saúde
Para um iniciante também são recomendadas consultas a nutricionista, médico cardiovascular e educador físico.
 Check-up: entenda os benefícios da avaliação médica para a saúde

Quem já não prometeu que iria mudar de vida? Deixar o sedentarismo e ingressar de vez por todas na vida saudável?  Mas sua saúde está em dia? Antes disso, é bom passar por uma avaliação médica para saber se está tudo certo – o famoso check-up.

É uma avaliação periódica sobre seu estado de saúde com o propósito de prevenir doenças e eventuais complicações de saúde. Ele é indicado justamente pelo aspecto preventivo, ou seja, antes de acontecer algum evento patológico.

No caso de quem pretende iniciar a prática esportiva, serve para saber se a pessoa está em boas condições físicas e se o exercício em questão não vai exigir mais capacidade cardiovascular do que é capaz de suportar, por exemplo

Avaliação

O médico avaliador fará a composição do check-up de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Geralmente, porém, costumam ser pedidos: eletrocardiograma; eletrocardiograma de esforço; exames de sangue para função renal e hepática e exame de urina e fezes, entre outros.

Quanto à necessidade de um check-up anual, existem recomendações que variam um pouco. Mas elas também costumam depender da idade do paciente, de doenças associadas, histórico familiar e o tipo de atividade física que a pessoa quer praticar.

Para um iniciante também são recomendadas consultas a nutricionista, médico cardiovascular e educador físico.  Um exame ergoespirométrico, teste cardiopulmonar, ultrassom diagnóstica das articulações e ida a um ortopedista também fazem parte da lista.

De olho no futuro

Muitas doenças podem ser previnas com um check-up médico. Por isso que pessoas aparentemente sem problemas de saúde também passam por esta bateria de exames. Se não prevenir totalmente, ao menos se pode evitar os efeitos maléficos de algumas doenças.

FONTE: Estadão Conteúdo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium