domingo, 26 de maio de 2019
86 98179 0860
Tecnologia

29/03/2019 às 08h49

Redação

Teresina / PI

Asus confirma ataque contra seus sistemas e fornece ferramenta de diagnóstico para notebooks
Empresa diz estar prestando assistência para um 'pequeno número' de usuários afetados.
Asus confirma ataque contra seus sistemas e fornece ferramenta de diagnóstico para notebooks

A fabricante taiwanesa de eletrônicos e componentes Asus confirmou que invasores comprometeram o sistema do seu software "Asus Live Update", incluído em computadores da marca para baixar atualizações, após a fabricante de antivírus Kaspersky Lab publicar um alerta sobre o ocorrido.

Estimativas da Kaspersky Lab apontam que até 500 mil computadores podem ter recebido o chamado "primeiro estágio" do vírus através do Asus Live Update. Esse ataque teria sido inofensivo aos sistemas. No entanto, o "segundo estágio" do vírus, que até o momento permanece desconhecido, teria sido baixado para no máximo 600 computadores por conta de um freio programado no próprio vírus, que não prosseguia com a contaminação se o computador não estivesse entre seus alvos.

Para conseguir atingir esses usuários, os hackers invadiram os servidores da Asus responsável pela distribuição de arquivos pelo Live Update. Segundo a fabricante, essa ação dos invasores foi "sofisticada".

Segundo a Asus, um "pequeno número de dispositivo foi implantado com códigos maliciosos". A fabricante não forneceu números, mas destacou o ataque foi direcionado a um "grupo de usuários muito pequeno e específico".

Usuários que suspeitarem de algum problema podem baixar uma ferramenta de diagnóstico disponibilizada pela própria Asus. A companhia afirmou que sua equipe de atendimento ao cliente já está prestando assistência sobre o caso para garantir a eliminação dos riscos de segurança.

A Asus disse ainda ter atualizado e fortalecido sua arquitetura de softwares "para evitar que ataques semelhantes aconteçam no futuro".

O software do Live Update também recebeu uma atualização. De acordo com a Asus, a versão 3.6.8 traz "vários mecanismos de verificação de segurança para evitar qualquer manipulação maliciosa na forma de atualizações de software ou outros meios e implementou um aprimorado mecanismo de criptografia de ponta-a-ponta".

O Asus Live Update baixa atualizações de driver e firmware, programas responsáveis pela comunicação do sistema operacional com o hardware da máquina. Essas atualizações podem melhorar a estabilidade e às vezes o desempenho do computador. Muitos fabricantes desenvolvem e incluem aplicativos de funcionalidade semelhante em seus computadores e notebooks.

Casos anteriores

Não é a primeira vez que a Asus se envolve em uma polêmica envolvendo a segurança dos seus produtos. A Federal Trade Commission (FTC), uma agência regulatória dos Estados Unidos, moveu uma ação contra a empresa, acusando-a de práticas enganosas sobre a segurança de seus roteadores de rede. A Asus entrou em um acordo com a FTC e aceitou uma auditoria independente dessa categoria de produtos por 20 anos.

Porém, a Asus também não é a primeira a sofrer um ataque contra sua infraestrutura de distribuição de software e atualizações. Ataques semelhantes atingiram o programa de otimização CCleaner e o software de contabilidade ucraniano M.E.Doc. No caso do CCleaner, o "segundo estágio" do vírus também ficou reservado para algumas poucas vítimas. Já no caso do M.E. Doc, todas as vítimas receberam o vírus destrutivo "NotPetya".

FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Tecnologia e games

Tecnologia e games

Blog/coluna Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium