Quinta, 22 de agosto de 2019
86 98179 0860
Saúde

10/05/2019 às 15h10

Redação

Teresina / PI

Vacinação contra a gripe imuniza mais de 50% do público alvo em Teresina
O grupo com maior porcentagem de vacinação é o dos idosos, com 45.734 pessoas vacinadas
Vacinação contra a gripe imuniza mais de 50% do público alvo em Teresina

Após exatamente um mês do início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Teresina chega a 50,04% de cobertura. A campanha, que segue até o dia 31 de maio, já imunizou 113.459 pessoas dentro público alvo, mais da metade da meta de 223 mil.


O grupo com maior porcentagem de vacinação é o dos idosos, com 45.734 pessoas vacinadas, o que corresponde a 64,89% do total. Em seguida, vem o grupo das gestantes, com 55,02% de mulheres vacinadas. Crianças e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) também seguem ultrapassaram a metade da expectativa de público para ser imunizado, com 50,18% e 51,78%, respectivamente.


Outros grupos prioritários são os trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores e pessoas com doenças crônicas, além dos funcionários do sistema prisional, presos e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Essas pessoas podem tomar sua vacina em qualquer uma das 104 salas que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém em Unidades Básicas de Saúde e hospitais em toda a cidade. 


A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a escolha do público se dá em razão de serem camadas da população mais suscetíveis ao vírus e com mais chances de agravamento da doença, que nestes casos pode levar a internações e até mesmo a morte. “É importante que ela seja tomada todos os anos, pois o vírus está sempre em mutação; a vacina deste ano é diferente da do ano passado, por exemplo”, explica. A diretora ressalta que a vacina é segura, feita com fragmentos do vírus morto e a possibilidade de efeitos adversos é mínima.


Apesar do bom desempenho, a FMS pede para que aqueles que têm direito à vacina contra a gripe não deixem de garantir sua dose, para que 100% do público-alvo da capital fique protegido da doença. O presidente da FMS, Charles da Silveira, alerta que é preciso que todos entendam a importância da vacina como forma de prevenção aos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. “Fazemos esse apelo às pessoas dos públicos-alvo que possam comparecer aos postos e efetivar a sua vacina, é importante e é fundamental", completou o presidente.


A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.  


Além da vacina, a prevenção deve ser feita com cuidados básicos de higiene. “Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar os ambiente, pois a circulação de ar diminui as chances de contaminação”, aconselha Amariles Borba. “O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa”, completa a diretora.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium