domingo, 15 de dezembro de 2019
Geral

24/09/2019 às 08h23 - atualizada em 24/09/2019 às 08h37

Redação

Teresina / PI

Acompanhar esportes: uma nova forma de desafiar a mente
De acordo com uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, a utilização da internet para acessar informações incentiva a repetição deste mesmo comportamento, o que reduz a busca em nossa própria memória para solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos.
Acompanhar esportes: uma nova forma de desafiar a mente
Fotos: Pxhere

Desde jovens, somos estimulados a superar nossos medos e limites. Seja na evolução do aprendizado ou em ambientes sociais, os desafios aparecem constantemente, demandando que busquemos formas de superar obstáculos e, assim, evoluir em vários âmbitos da nossa vida.

Muitas vezes, sair da zona de conforto já é, por si só, um grande desafio. Mas se queremos ir mais longe, é preciso que estejamos aptos a aceitar os desafios que a trajetória que escolhemos irá nos impor. Na vida profissional isso segue uma regra: começamos reunindo conhecimentos básicos que nos levam a uma função cujos desafios diários nos impelem a novas posições. Buscar por atalhos pode não ser uma boa ideia sempre.


De acordo com uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, a utilização da internet para acessar informações incentiva a repetição deste mesmo comportamento, o que reduz a busca em nossa própria memória para solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos. Ou seja, quanto mais nos familiarizamos a recuperar ou buscar uma informação ou resolução na internet, menos estaremos propensos a nos engajar em um comportamento cognitivo desafiador.

Mesmo com esse resultado, a internet pode ser muito mais útil do que prejudicial se soubermos como utilizá-la para aprimorar nossas capacidades. A chave seria adotar novas estratégias para manter a mente sempre estimulada a superar os desafios. A Teoria de Aprendizagem de Piaget aborda justamente estes fatores. O desenvolvimento cognitivo de um indivíduo se dá por meio da assimilação e da acomodação. Em linhas gerais, em situações nas quais uma pessoa falha em assimilar uma informação, ou a mente desiste de superar o obstáculo ou se modifica para que consiga vencê-lo, levando-a a construir novas formas de assimilação e desenvolvendo seu sistema cognitivo. Logo, a aprendizagem é dependente deste desenvolvimento por meio de experiências desafiadoras.

Os esportes sempre foram grandes aliados do desenvolvimento cognitivo, em razão da alta demanda de raciocínio estratégico e análise dos oponentes em competições de diversas modalidades. Ocorre que, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso que se pratique um esporte para se alcançar o desenvolvimento cognitivo, embora a prática também ajude neste processo. A neurociência defende que os esportes são uma excelente forma de otimizar o raciocínio lógico, a capacidade analítica e o senso de estratégia.

Ao observar um campeonato, é possível calcular as probabilidades de ganhos de uma determinada equipe por meio do desempenho desta durante o torneio, em comparação aos seus oponentes. Este exercício pode ser feito de forma independente ou por meio de ferramentas que proporcionam o desenvolvimento em um ambiente de ganhos imediatos, como a bolsa de apostas esportivas que centraliza informações importantes na tomada de decisão e, ainda, permite o treinamento da mente em diversas óticas. O desafio em perceber as oportunidades de ganhos e acertos de uma equipe ajuda, e muito, no raciocínio estratégico e lógico. Vale lembrar que desenvolver habilidades cognitivas é uma excelente forma de potencializar diversos setores da vida, principalmente em âmbito profissional.




Existem diversas maneiras divertidas de potencializar as atividades do nosso cérebro. Aceitar desafios certamente nos coloca em situações em que o crescimento é o único resultado possível, desde que não desistamos no meio do caminho. Ainda que as situações nos coloquem em uma condição estressante, é importante olhar ao nosso redor com calma e conscientes de que se trata de uma oportunidade de sairmos da nossa zona de conforto e pensarmos fora da caixa.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium