Segunda, 11 de novembro de 2019
Cidades

10/12/2018 às 12h25

Redação

Teresina / PI

Avenida Raul Lopes ficará interditada por pelo menos duas semanas
Técnicos da Águas de Teresina identificaram que trecho da rede de esgoto estava totalmente comprometido, e precisa ser substituído para que não se formem novas crateras na pista.
Avenida Raul Lopes ficará interditada por pelo menos duas semanas

A empresa Águas de Teresina informou nesta segunda-feira (10) que realizará a substituição de aproximadamente 300 metros da rede de esgoto na Avenida Raul Lopes, em frente ao shopping Riverside.

Por conta da obra, o trecho ficará interditado por mais de duas semanas, prazo durante o qual a empresa espera concluir a intervenção.

Diogo Mochão, gerente de serviços da Águas de Teresina, afirma que seriam necessários cerca de 40 dias para executar a obra, mas a empresa promete reduzir esse prazo pela metade, realizando um trabalho em tempo integral, 24 horas por dia, com o revezamento de equipes.

"No ato da primeira intervenção nós percebemos que haveria risco de outros pontos desse trecho estarem deteriorados, em função da idade da rede e da ação do esgoto nessa rede, que era de concreto, e também em função da grande carga hidráulica que ela recebeu, por conta das chuvas. Infelizmente, essa rede de esgoto ainda recebe contribuição irregular de água das chuvas. Então, a agressividade do esgoto mais essa sobrecarga de água de chuva nos levou a imaginar, no ato do primeiro reparo, que talvez uma ação paliativa ou corretiva não seria suficiente. Que talvez nós necessitássemos trocar todo o trecho de rede. A partir daí nós passamos a realizar o diagnóstico. Escavamos alguns pontos para fazer amostragem, trabalhamos com nossa câmera também para fazer a verificação da tubulação internamente, e identificamos que, realmente, a rede está toda comprometida e precisa ser toda substituída". afirma Diogo Mochão.

O gerente de serviços ressalta que o risco de desmoronamento só existe na pista que está interditada (sentido Ponte Estaiada - Ponte Juscelino Kubitschek), não havendo o mesmo risco na pista oposta da Avenida Raul Lopes.

"Para a segurança de todos que trafegam pela via, nós achamos por bem isolar a via imediatamente e realizar a substituição da rede, ainda que seja um incômodo momentâneo. É uma ação preventiva e mais segura para todo mundo [...]  Essa é uma obra que, normalmente, demoraria 40 dias para ser executada, mas nós estamos pensando em fazer em tempo recorde, trabalhando 24 horas por dia. A gente pensa em entregar ela entre 15 a 20 dias", acrescenta Mochão.

Na tarde da última quinta-feira (6), uma cratera foi aberta no local, após uma forte erosão, provocada pelo rompimento do interceptor  (tubulação de esgoto) que fica no subterrâneo da avenida.

Ainda na quinta-feira a empresa Águas de Teresina iniciou os trabalhos destinados a reparar o dano na pista, e durante a empreitada os técnicos observaram que outros pontos em frente ao Riverside estavam vulneráveis e também poderiam ceder.

Diante desse diagnóstico, a empresa concluiu que seria necessário trocar todas as tubulações de um trecho de aproximadamente 300 metros. 

Para realizar a sondagem do trecho afetado, os técnicos da empresa utilizaram uma câmera de filmagem de tubo.

Fortes chuvas provocaram rompimento de interceptor

O interceptor é o nome que se dá à canalização que integra uma rede de esgotamento e que, ao longo de seu comprimento, recebe a vazão de uma série de coletores primários (ligados às residências).

O interceptor que rompeu é responsável por captar grande parte do esgoto da zona leste. De acordo com a Águas de Teresina, a principal causa do rompimento [do interceptor] foi a sobrecarga que a rede sofreu por conta das chuvas, que se intensificaram há cerca de uma semana.

"No ato da primeira intervenção, nós percebemos que outros pontos poderiam estar deteriorados, em função da idade da rede e da grande quantidade de esgoto que ela recebeu, por conta da grande incidência de chuvas nas últimas semanas.

FONTE: Portal O Dia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium