Segunda, 22 de abril de 2019
86 98179 0860
Educação

24/01/2019 às 18h29

Redação

Teresina / PI

MEC prorroga inscrições para o Sisu após problemas no site
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a decisão foi motivada para garantir a inscrição de todos os estudantes após problemas de lentidão no site relatados nos últimos dias.
MEC prorroga inscrições para o Sisu após problemas no site

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 foram prorrogadas até domingo, 27 de janeiro, às 23h59. Inicialmente, o prazo encerraria amanhã, dia 25. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a decisão foi motivada para garantir a inscrição de todos os estudantes após problemas de lentidão no site relatados nos últimos dias.

Em nota, o MEC afirma que as notas de corte não serão mais divulgadas em quatro horários adicionais (7h, 12h, 17h30 e 20h), voltando a ser atualizadas apenas à meia-noite, como nas edições anteriores. A intenção é "não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente".

O balanço do SiSU 2019/1 divulgado na noite de ontem, 23 de janeiro, mostra uma queda de mais de 600 mil inscritos em relação ao mesmo período do ano passado.



Dificuldade na inscrição do SiSU 2019/1

A decisão do MEC ocorreu após vários estudantes relatarem dificuldades para acessar o site e realizar a inscrição. Desde a última terça-feira (22), quando o período de inscrições foi aberto, estudantes estão utilizando as redes sociais do Ministério da Educação (MEC) para relatar problemas no acesso ao site ou impossibilidade de preenchimento da inscrição. O órgão soltou comunicados oficiais em dois dias seguidos, afirmando que os problemas são gerados pelos acessos simultâneos e como solução pediram que os candidatos apenas atualizem a página antes de colocar os dados de cadastro.

Alguns estudantes relataram nos posts que só conseguiram se inscrever após horas de tentativas e, geralmente, durante a madrugada. No entanto, há participantes que alegam não ter conseguido até o momento.

SiSU 2019/1

O SiSU 2019/1 oferece 235.476 vagas gratuitas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirou mais que zero na redação.

Saiba como calcular a média do Enem 2018

Os participantes podem marcar até duas opções de vagas no SiSU. É necessário informar, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).

As vagas do SiSU se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas - que podem ser cotas ou ações afirmativas. As oportunidades estão disponíveis em 129 instituições públicas de ensino superior de todo o país.



Resultado do SiSU

A data do resultado do SiSU 2019/1 foi mantida. O resultado será publicado em 28 de janeiro e os aprovados terão que se matricular entre os dias 30 seguinte e 4 de fevereiro.

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá se inscrever na lista de espera do SiSU 2019/1. A manifestação de interesse será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. As chamadas posteriores serão realizadas pelas próprias instituições de ensino em suas páginas oficiais.


 

FONTE: Brasil Escola

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium