Sábado, 19 de outubro de 2019
86 98179 0860
Saúde

28/01/2019 às 14h57

Redação

Teresina / PI

Dicas fundamentais para um café da manhã saudável
Alimentos como pão, bolachas e torradas integrais, além de farelo de aveia e tapioca, podem ser positivos para o organismo, pois tais elementos possuem baixo índice glicêmico
Dicas fundamentais para um café da manhã saudável

Já dizia o velho ditado: o café da manhã deve ser como o de um rei; o almoço, de um príncipe; e o jantar, de um mendigo. Exageros à parte, o fato é que a primeira refeição do dia merece um carinho especial. Afinal, ela norteará a agenda alimentícia do período. E, quanto mais completo ele for, melhor, já que oferece, em média, 20 a 25% das calorias diárias.

Funciona assim: durante o sono, nosso organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração e funcionamento do coração, além de construir células, queimar gordura e ainda trabalha fazendo “detoxificação” para eliminar toxinas produzidas durante o dia.

Energia

Por isso, o café da manhã precisa ser completo. Mas cuidado. Isso não significa uma refeição calórica. Pular o café da manhã obriga o organismo a utilizar fontes internas de energia (o que causa perda de massa muscular) e prejudica a função cerebral (interfere nas habilidades e na memória).

O que comer?

Assim, existem grupos alimentares que devem sempre estar presentes no desjejum. As frutas, por exemplo, vão proporcionar vitaminas e minerais importantes para o metabolismo Mas sem exageros. Grãos e cereais integrais também são importantes, pois as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino.

É de grande importância também contar com uma boa fonte de proteínas no café da manhã. E isso pode ser encontrado no consumo de leite desnatado ou de soja, além da ingestão de ovos, iogurte e queijos magros. Eles são essenciais para a recuperação dos músculos, formação de anticorpos, hormônios e enzimas

Já alimentos como pão, bolachas e torradas integrais, além de farelo de aveia e tapioca, podem ser positivos para o organismo, pois tais elementos possuem baixo índice glicêmico, podendo gerar apenas a glicose necessária para o bom funcionamento do cérebro

Cuidados

Em contrapartida, devem ser evitados no café da manhã: embutidos (presunto, salame, peito de peru e mortadela), alimentos ricos em gordura saturada (manteiga, margarina, queijos amarelos e nata), alimentos que contenham açúcar, frituras e requeijão/maionese.

FONTE: Estadão Conteúdo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium